O estilo tradicional ou clássico está entre os preferidos da mulher cristã, pois preza por detalhes sofisticados, elegantes e discretos na medida certa. Peças fundamentais como saias, vestidos e camisas vêm sempre dotados de fineza e em cores mais neutras, como por exemplos os tons terrosos.
No guia da Via Evangélica você conhece não somente as peças chave para se vestir no estilo clássico como também entende quais são os fundamentos dessas composições e a paletas de cores ideais! Quer ficar por dentro de tudo o que nós preparamos para você compor um estilo especial? Continue rolando a página e confira na sequência!
O que é o estilo clássico?
Marcado por peças sempre muito bem desenhadas, porém conservando a discrição do corpo, o estilo clássico é recheado de elegância, desenvoltura e fineza. As alfaiatarias, saias e vestidos ganham destaque, porém peças que privilegiam a delicadeza e sobriedade, passando um ar misto de feminilidade e respeito.
Os tecidos preferidos são os naturais, como algodão, linho e seda, porém há adesão a outros tipos como viscose, cetim e jeans. Com aplicações de rendas, que podem compor barrados ou babados discretos nos detalhes, há privilégio por pérolas, pedrarias naturais e metal dourado.
Como o próprio nome dá pista, esse tipo de estilo nunca sai de moda! Por isso, há mulheres que estão há anos o incluindo no dia a dia, já que é possível aderir ao estilo clássico tanto em composições descontraídas como nas mais refinadas para eventos formais.
Como o estilo clássico valoriza a modéstia cristã?
Como você pôde perceber, o estilo clássico possui a alcunha de elegância e discrição, tudo o que a mulher cristã preza em suas composições. Por isso, configura tipos de vestimentas que permitem a conservação da modéstia, extando a beleza feminina sem optar por cortes ou modelagens extravagantes, justas e pouco comedidas.
Nesse caso, ele é ideal tanto para passeios românticos com o marido, para levar os filhos na escola, no trabalho e no culto de domingo. Esse estilo abre tantas possibilidades sofisticadas que garante a certeza de estar adequada a todos os ambientes.
3 Paletas de cores ideais no estilo clássico
No estilo clássico há preferência por tons mais amenos e discretos, o que não impede de aderir a cores mais fortes e abertas como no caso das vermelhos e dos amarelos. Contudo, no total da composição deve haver uma harmonia que preserve tons menos chamativos.
Isso quer dizer que você pode optar por uma camisa mostarda, mas deve escolher todas as outras vestimentas com parcimônia, elevando o critério discreto que é tradicional do próprio estilo. Sendo assim, nós escolhemos três paletas de cores que são excelentes para pensar nos tons desse estilo, vamos conhecê-las?
1 . Tons terrosos
Dada a versatilidade, os tons terrosos estão entre os preferidos nas composições clássicas. Por isso, é muito comum encontrar peças ideais em cores como marrom, areia, bordô, caramelo, ocre, rosa queimado, terracota e nude. Além disso, abre diversas possibilidades de combinações com verdes e laranjas – o que é ótimo quando desejamos um pouco mais de cor para equilibrar.
2 . Tons tradicionais
Baseado nas cores primárias – vermelho, azul e amarelo – com adesão do preto, cinzas diversos e branco, paletas com tons tradicionais são muito bem-vindas em composições clássicas. Sóbrias e muito elegantes, com elas é possível elaborar combinações que tragam toques coloridos, porém com uma moderação inteligente de tons.
3. Tons pastéis
Agora, se nenhuma das paletas anteriores te agradam e você acredita que precisa de mais cor em suas composições clássicas, vale a pena optar pelos tons pastéis. Marcada por rosas mais suaves, azuis que puxam para o céu e verdes e amarelos mais delicados, é preciso tomar cuidado para não transformar a combinação clássica em estilo romântico – que também é a cara da mulher cristã.
Essas são apenas algumas da possibilidades de paletas que exaltam o estilo clássico! O que importa realmente é que você saiba combinar roupas e cores que valorizem a discrição, modéstia e – é claro! – a elegância do estilo. E por falar em peças, que tal conhecermos algumas que não podem ficar de fora do closet clássico?
6 Peças clássicas que valorizam a modéstia cristã
É possível fazer composições dentro do estilo clássico com diversos tipos de vestimentas, contudo, existem algumas que são consideradas coringas! Vestidos, saias, camisas e calças são alguns exemplos que mantém o que é necessário para estar bem vestida dentro desse perfil. Entenda mais na sequência.
1 . Vestidos
Os vestidos ideais para o estilo clássico, assim com as demais peças, deve ter cortes retos e minimalistas. Por isso, modelos midi, lápis e longos são perfeitos. Você também pode optar por essa modelagens em diferentes tecidos, como a alfaiataria, o linho, a seda e até mesmo o jeans.
2 . Saias
Se falamos em roupas ideais para a mulher cristã, é quase impossível deixar de pensar nas saias, concorda? Peças fundamentais no guarda-roupas, elas podem ser usadas no estilo clássico sem medo – desde que sejam reservadas e finas.
Por isso, modelagens midi, lápis, longa, sino e retas são perfeitas e agregam muito valor na composição clássica cristã! Aliás, é possível optar por tecidos mais diversificados, como no caso das saias em couro e em jeans.
3 . Camisas
A camisa é, sem dúvida nenhuma, a peça que mais está em harmonia com os parâmetros clássicos. Peça que não depende da moda para existir, uma vez que ela resiste mesmo depois de tantas tendências.
Também possui modelagem discreta e é possível encontrá-la em diversas versões, que podem ser de diferentes tecidos, estampas e aplicações.
4 . Calças
Ao contrário do que você possa estar pensando, as calças clássicas não são justas e marcantes, na verdade elas priorizam modelagens mais retas e estruturais. Por isso a alfaiataria está entre os modelos que mais têm presença no estilo clássico. Dessa forma, para as evangélicas que gostam de incluí-la no trabalho e no dia a dia, optar por formas mais discretas fica muito harmônico.
5 . Blazers
Falar em sobreposições clássicas e não citar o blazer é quase que uma afronta. Isso pois, ele é – sem dúvida nenhuma! – umas das peças mais versáteis e atemporais que marcam o estilo clássico.
Ótimo tanto em combinações mais formais porém sendo usado também em situações informais, ele se destaca por dar um tom instantâneo de classe sobre diversas combinações.
6 . Sapatos
Os sapatos clássicos mais famosos são aqueles que possuem salto alto. O destaque fica para formatos scarpin, peep toe, mules e sandálias. Porém, para situações em que eles não são necessários, é possível incluir versões mais baixas, como no caso do oxford e do mocassim. Ah, sapatilhas em couro tradicional também são muito bem-vindas!
Percebeu como o estilo clássico tem tudo a ver com a modéstia cristã e colabora para formar composições ricas em elegância, sofisticação e discrição? Além disso, é possível torná-lo um pouco mais despojado incluindo peças casuais chique – também com harmonia aos ideais da mulher evangélica!
No blog da Via Evangélica nós sempre estamos trazendo conteúdos como este. Aproveite que você está interessada em saber sobre estilos que valorizam a mulher cristã e venha fazer a leitura do nosso texto sobre roupas que não podem faltar no closet da mulher evangélica!
Para receber essas dicas e novidades com exclusividade, nos adicone no whatssap, o atendimento é persolinalizado.
Acesse o link: https://www.viaevangelica.com.br/whats