Até 10x Sem Juros.
No Boleto é Mais Barato!
Enviamos para Todo o Brasil.
A 1° troca é GRÁTIS*.
Seu carrinho está vazio

Clique aqui e vem conferir as regras agora. Aproveite essa chance!

O que é modéstia cristã? Saiba como vestir-se de maneira adequada!

15/03/2021 MODA
624 visualizações
Imagem do autor Cristielly Avanci
Cristielly Avanci
Redator da Via Evangélica

Muito se fala sobre a modéstia e a maneira de se vestir, mas ela é muito mais do que escolher as peças de roupa corretas, tem a ver com o coração e ações com Deus e com o próximo. Se você busca saber um pouco mais sobre o que é modéstia cristã e como vestir-se de acordo com esses preceitos, continue a leitura.

Diferente do que muitas pessoas pensam, não existe uma regra para vestir-se com modéstia, mas vai muito do bom senso ao escolher peças que não sejam tão chamativas e nem mostrem demais algumas partes do corpo.

O que é modéstia?

De acordo com o dicionário Michaelis, em português, modéstia é a simplicidade e a humildade, ausência de luxos, riquezas e ostentação. A modéstia também está relacionada com o pudor, compostura e decência. É estar de acordo com os padrões morais e também éticos impostos pela sociedade.

A modéstia se aplica nas atitudes e também na maneira de vestir-se. Uma pessoa modesta não está preocupada com extravagâncias e acaba optando pelo mais simples, o que não quer dizer que é desleixada.

blog moda modesta easy resize com

O que diz a bíblia sobre a modéstia

A modéstia cristã está presente em algumas passagens da bíblia, os versículos apresentam maneiras instrutivas sobre como portar-se ou agir perante Deus e a sociedade. Um dos trechos que aborda a modéstia está em Timóteo (2.9), na fala de Apóstolo Paulo, a respeito de evitar a sensualidade e também a extravagância:

“Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras…”

A bíblia também diz que a modéstia são atitudes e o que importa mais é a beleza interior e o que está no coração. Quem veste-se com o coração não está preocupado em chamar a atenção para si. 

"Sua beleza não deve vir de adornos externos, como o cabelo trançado e o uso de jóias de ouro e roupas finas. Em vez disso, deve ser o seu ser interior, a beleza indecifrável de um corpo gentil e quieto”. 1 Pedro 3: 2-5.

Outra questão que deve ser frisada é a falsa modéstia. De nada adianta estar coberta da cabeça aos pés e ter atitudes que levem ao pecado ou à hipocrisia. Então, para estar vestida de acordo com os preceitos cristãos, a mulher deve seguir uma linha tênue e além da modéstia ser também discreta e decente. 

Como se vestir com modéstia

Agora que você já sabe o que é modéstia e o que a bíblia diz a respeito, vamos a algumas dicas de como vestir-se seguindo os preceitos cristãos, de maneira elegante, mas sem perder a decência.

blog moda modesta e elegante easy resize com

Mais qualidade, menos quantidade

Lembra que falamos que uma mulher modesta não é extravagante? A extravagância está ligada a peças chamativas e também a quantidade. 

É muito melhor ter poucas peças mas que sejam de qualidade, com bons tecidos e cortes adequados, do que ter muitas de qualidade duvidosa. As peças de qualidade serão usadas por muito mais tempo.

Mas para que com poucas peças não exista aquela sensação de “não tenho nada para vestir”, o ideal é investir em roupas coringas, aquelas que possibilitam várias combinações e que são atemporais, ou seja, não saem de moda.


blog pecas coringas easy resize com

Escolha peças que te favoreçam

Peças que favoreçam não quer dizer roupas que te deixam mais bonita. Ao contrário do que muita gente pensa, é muito mais elegante estar vestida com roupas com cortes retos e comprimentos midi ou longo, do que com decotes e fendas exageradas.

Dessa maneira, você despertará os olhares e admiração pela sua pessoa e não para uma parte isolada do corpo.

Peças que não podem faltar no guarda roupa da mulher modesta

Para que a mulher cristã esteja sempre bem vestida e de acordo com a modéstia, seja no culto ou até mesmo em casa, existem algumas peças que são verdadeiros coringas, aquelas que não podem faltar de jeito nenhum e ajudarão a compor um visual modesto e elegante, veja só:

Saias de comprimento midi

As saias de comprimento midi são o meio termo entre as curtas e as compridas, ficando mais ou menos na metade das canelas, um pouco mais abaixo dos joelhos e acima dos tornozelos. É justamente o comprimento que as torna tão elegantes.

Elas podem ser usadas em qualquer situação e o que faz com elas sejam tão versáteis é a grande variedade de modelos, como godê, lápis, envelope e plissada. As saias midi jeans por serem mais despojadas são ótimas para serem usadas no dia-a-dia.

Já os demais modelos de saia, dependendo do tecido, podem ser usados em diversas ocasiões. As de tecidos mais nobres são ideais para ocasiões mais formais e especiais.

Se quiser saber um pouco mais sobre cada tipo de saia, temos um post sobre o assunto aqui no blog, você vai se interessar! 

blog saia midi easy resize com

Vestidos

Os vestidos também são peças bastante usadas pelas mulheres modestas. Eles mostram a feminilidade e o romantismo, mas preservam a modéstia e evitam a vulgaridade. 

O que torna o vestido uma peça tão versátil é a grande variedade de modelos, que agradam vários estilos e também atendem a diferentes biótipos e silhuetas, sem marcar ou mostrar o que não deve.

Lisos, estampados, midi, longos, envelope, coloridos, listrados, essas são só algumas das possibilidades dos vestidos. Tem dúvidas sobre a escolha dos modelos? Não tem problema, aqui no blog você também pode se inspirar com algumas opções de vestidos.

blog vestido midi easy resize com

Terceira peça

A terceira peça é ótima tanto para compor e dar mais vida à produção, quanto também para esquentar em dias mais frios ou naquelas situações em que o ar condicionado é forte. Coletes, jaquetas, blazers e cardigans são só algumas das possibilidades que podem ser incluídas no look e não podem faltar no seu armário.

Gostou das dicas? Agora será muito mais fácil escolher a peça ideal e continuar se vestindo de acordo com a modéstia e os ensinamentos da bíblia.

blog terceira peca easy resize com


Aproveite também para ler o nosso guia prático de como ser uma mulher cristã elegante. Até o próximo post!

Cadastre-se e receba novidades do blog
Buscar Post

Via Evangélica e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.