Jardineira
Como Usar Jardineira
Podem surgir muitas dúvidas quanto a forma de usar jardineira, ou você pode até mesmo estar querendo idéias de looks para sair do óbvio e inovar. Bom, adiantamos que a melhor maneira de criar looks estilosos é testando, tente novas combinações e tenha o espelho como seu aliado, não tenha medo de usar o que gosta e experimentar combinações novas.
É claro, que receber dicas de looks também ajuda bastante, por isso separamos algumas dicas de como compor looks para diferentes ocasiões com a jardineira, ok?
Jardineira Feminina/ Vestidos/ Moda Evangélica
É possível unir estilo e conforto num mesmo look? Se essa mesma pergunta tivesse sido feita há anos atrás com certeza a resposta seria um sonoro não, pois antigamente não existiam tantas tecnologias na criação de roupas, e roupa bonita era sinal de desconforto na certa. Entretanto atualmente a coisa é bem diferente, hoje podemos dizer que sim, é completamente possível vestir um look estiloso e muito confortável, e a jardineira é um exemplo claro disso!
Bom, isso se deve as novas tecnologias e avanços na indústria da moda, cada vez mais as roupas ficam com texturas macias e gostosas de usar, além disso cada vez mais as pessoas tem acesso a dicas de estilo, que ensinam como combinar e usar peças de roupas, e a informações relevantes sobre moda, então dá para dizer que as pessoas estão ficando cada vez mais bem vestidas! Não é mesmo?
Mas, vamos concentrar o assunto nas jardineiras femininas agora, essa peça incrível, que foi criada inicialmente, não para ser um item de moda, mas com funcionalidades totalmente diferentes do que a gente conhece hoje, inclusive os primeiros modelos foram criados para os homens, só anos depois é que as mulheres passaram a usar a jardineira também.
Como Surgiu a Jardineira
Essa história começou lá em 1750, naquela época os operários necessitavam de uma vestimenta adequada ao seu trabalho, que fosse resistente e que possuísse bolsos grandes para serem ocupados por suas ferramentas de trabalho, por isso os primeiros modelos a serem criados tinham bolsos grandes na frente e nas laterais.
A jardineira era confeccionada nos tecidos de linho e algodão, assim o tecido final era robusto e forte, próprio para aguentar a rotina de trabalho pesado e cansativa desses homens.
Durante a primeira guerra mundial (28 de julho de 1914 – 11 de novembro de 1918), muitas mulheres passaram a ocupar o lugar do marido no mercado de trabalho e após também, já que muitos homens que foram para a guerra não voltaram e boa parte dos que retornaram estavam incapacitados de trabalhar fora novamente. Com isso a mulher se apossou também do uniforme de trabalho masculino, a jardineira.
Na década de 1930 o modelo de roupa passou a ser usado também pelas crianças como uniforme escolar, nesse caso os modelos eram mais simples e em cores neutras, eram confeccionadas em algodão, mas havia também a opção de jardineira em jeans para as crianças.
No ano de 1960 a jardineira se tornou um artigo de moda, Marilyn Monroe e Elvis Presley foram super adeptos e lançaram a peça com uma moda prática para o dia a dia. Em seguida, grandes grifes de moda apostaram na nova tendência e lançaram suas próprias versões, Chanel e Levi's criaram modelos que ainda era muito simples, porém havia um toque de estilo em suas criações.
Os anos 1970 marcaram a história da moda, trazendo muita inovação no estilo de vida das pessoas e na moda também, foi nessa década que o jeans destroyed surgiu, assim como a calça flare e o vestido jeans. A jardineira também sofreu modificações nessa década, ganhando versões curtas, com shorts e saias ao invés de pernas.
Na década seguinte, em 1990, a jardineira passou a ser muito usada pelas adolescentes e jovens, virou um hit de moda, conquistando muitos usuárias. Em 2000 a jardineira que até então só possuía a versão em jeans, passou a receber cores, texturas e estampas diferentes, passando do visual casual para diversos outros, trazendo novas possibilidades de looks, e assim a jardineira passou a se adequar a outros tipos de ocasião também.
Depois de anos esquecida, a jardineira retornou as passarelas em 2014 e virou uma tendência. A partir daí a gente já sabe, a jardineira passou a compor diversos looks incríveis e cheios de estilo no street style, e esse moda dura até os dias de hoje.
Atualmente a jardineira está em alta na moda, no outono e inverno 2017 vemos diversos looks com a peça, não com tanta força quanto foi há algumas temporadas atrás, mas ainda assim continua sendo muito usada e vista com item de estilo.
As Jardineiras Mais Usadas Atualmente
Como a tendência de usar jardineiras se consolidou mesmo, as marcas de moda feminina cada vez mais investem em modelos diferenciados, usando detalhes, estampas e tecidos diferentes para deixar a peça ainda mais bacana e democrática, com opções para ocasiões e estilos diferentes.
Também, há modelos que se adequam mais a certos tipos de ocasião que outras. O modelo mais usada de todos ainda é a jardineira jeans, embora outros tecidos sejam usados em sua confecção, não tem jeito, o jeans é o preferido da maioria das mulheres.
Porém, além do jeans casual, o jeans destroyed também é muito usado nas jardineiras, o que deixa a peça ainda mais fashion. Essas jardineiras com saias, geralmente possuem modelagem evasê, reta e até mesmo godê, o que deixa o aspecto da roupa ainda mais feminino.
Nesse inverno o veludo teve uma volta triunfante e está presente em todo o tipo de roupa, inclusive em calçados e bolsas, ele também apareceu em jardineiras, essa tendência é ótima para o inverno, porém não se adéqua muito ao verão, pois o veludo esquenta muito, e quem iria resistir um tecido assim no verão super tropical brasileiro, não é mesmo?!
Há também versões de jardineiras em couro, que podem aparecer com pernas, shorts ou saias, esses modelos são bem estilosos e saem do básico e casual que o jeans proporciona, sendo ótimas opções para sair, as versões em couro preto formam looks incríveis com camisa e blusas brancas. Há também versões muito bonitas em couro marrom, marsala, azul e verde, e opções em couro de acabamento resinado.
Para quem prefere um visual alegre, há também as jardineiras coloridas e estampadas, porém em 2017 as cores ficaram mais em torno do verde militar, marinho e os tons terrosos. As estampas da mesma forma, parece que foram embora junto com o verão de 2017, elas aparecem muito mais nas blusas e camisas que são usadas juntamente a jardineira.
Jardineira Evangélica
A moda evangélica, é claro, que não iria ficar de fora dessa. Viu que a jardineira virou tendência e investiu na peça também, com opções lindinhas e super adequadas para produzir looks comportados.
Claro que os modelos evangélicos possuem saia, que normalmente são na altura do joelho ou um pouco acima, há versões em comprimento longo também, simplesmente incríveis! Essas jardineiras longas são ótimas para compor um look mais elegantes!
Os modelos mais queridos pelas evangélicas são os em jeans, com modelagem reta ou godê. Para compor o look vale apostar em t-shirts evangélicas, camisas de poás, brancas, coloridas ou estampadas.
As camisetes femininas são ótimas para um visual mais arrumadinho, combine com jardineira jeans, feche a gola e escolha uma sandália ou bota bonita, o look fica muito estiloso e prático.
As blusas coloridas também são ótimas opções, assim como as estampadas, aproveite para usar as estampas geométricas e florais que estão em alta. Uma das combinações mais usadas na moda evangélica, e fora dela também, são as blusas listradas em preto e branco, quando combinadas com jardineira ficam muito bem.
Jardineira no Office Look
Não se apavore! É possível compor um visual adequado para o trabalho usando jardineira, mas atenção, adiantamos de antemão que a jardineira é uma roupa que confere ar divertido, estiloso e despojado ao look, então se o dress code de sua empresa é sério, se trabalha em escritório, ou em ramos em que a imagem precisa passar seriedade, esse tipo de look não é adequado ao seu trabalho.
Entretanto, pessoas que trabalham com moda, ou tenham profissões que envolvam criatividade, que geralmente possuem um dress code mais permissivo, podem se vestir de maneira mais 'livre', então antes de pensar em usar a jardineira no trabalho, tenha a certeza de que será adequado ou não ao seu.
Por mais que você possa usar look com jardineira no trabalho, é preciso tentar deixar o look o mais formal possível, para dar uma quebrada na casualidade da jardineira.
Procure escolher uma jardineira de cor única, sem estampa, e sem cores vibrantes, para combinar com outras peças de roupa, o pensamento permanece o mesmo. Inserir uma camisa branca ou um blazer por cima dá um ar mais formal, a camisa pode até ter algum tipo de estampa, mas que seja sóbria de preferência.
A ideia de combinar a jardineira com camisa social ou camisete com a gola fechada é ótima para esse look, complete o visual com um sapato, sandália ou oxford, nada de carregar muito nos acessórios, pois queremos um look formal com uma pitada de fashion, e a jardineira por si só já é capaz de trazer o fashion!
Para o ambiente de trabalho ou até mesmo para sair, a jardineira pode ser acompanhada de blusas de gola alta, ainda mais agora no inverno, que a gola aquece o pescoço. A gola alta é tendência de moda, voltou com tudo nas passarelas e no street style, é encontrada em blusas sem mangas, com mangas e até em blusas de frio, portanto pode ser usada em qualquer estação do ano.
Jardineira Em Looks de Passeio
Existe look mais confortável para fazer compras no supermercado do que uma jardineira, blusa e tênis? Ou que tal um visual estiloso para o almoço de domingo, usando jardineira, flatform e camisa? Seja qual for o local, a jardineira pode acompanhá-la muito bem nos looks de passeio.
Para as saídas casuais, como ir ao supermercado, farmácia, buscar as crianças na escola, passear no parque, entre outras, a jardineira é super adequada, os modelos em jeans são a cara de momentos como este, combine com blusas listradas, t-shirts, e blusinhas mais básicas, nos pés vale tênis, sapatilha, sandália rasteira ou de salto médio e grosso, ou até mesmo botas para os dias mais friozinhos.
Já se a ocasião é um pouco mais refinada, como um cineminha com o marido, o culto de domingo ou um evento durante o dia, o bacana é investir em roupas um tanto mais sofisticadas, a jardineira jeans ainda pode ser usada, mas combine com blusas e camisas de tecidos mais elegantes, com melhor qualidade.
As blusas com design diferenciados além de ficarem ótimas com a jardineira dão uma atualizada no look, como é o caso das blusas com manga flare, camisas com laço na gola, blusas que possuem renda, seja como detalhe ou tecido principal, entre outros detalhes.
Vale também fazer uso de blusas com estampas modernas, agora para o verão 2018 os maxi florais e estampas geométricas estão com tudo e você pode aproveitar essas tendências, assim como os tons de rosa e azul que estão muito em alta para o verão.
Capriche também nos acessórios, para o ar livre você pode abusar do uso de chapéus e óculos de sol. O sapato e a bolsa também fazem toda a diferença no look, escolha o que for apropriado para a ocasião e que combine bem com o restante do visual.
Se você é do tipo não curte ser o centro das atenções, as blusas de cores neutras vão te deixar em menor evidencia, aposte em cores como o branco, o preto, o marsala, o marrom e os tons terrosos.
Agora uma combinação um pouco mais ousada que super funciona, é o decote de ombro a ombro juntamente a jardineira, o look fica mais para um lado romântico. No verão dá até para combinar com uma bolsa de palha, óculos de sol e chapéu e espadrille, fica incrível, um visual perfeito para passeios durante o dia!
A blusa com decote de ombro a ombro é super estilosa, uma tendência que foi muito forte no verão 2017, com várias versões e opções diferenciadas, para as evangélicas nossa recomendação é que prefira os modelos de decote mais alto, que mostre só um pedacinho dos ombros mesmo. Para combinar com a jardineira as versões com babados ou sem o adorno são válidas de igual forma, vai mesmo do eu gosto pessoal.
O bacana da jardineira é que ela é uma peça super democrática, podendo ser usada tanto no verão quanto no inverno. No verão a combinação é mais leve, é claro! Você pode compor looks usando blusinhas, sejam t-shirts, camisas de tecidos leves, blusas de cores únicas ou estampadas.
No inverno você pode apostar nas malhas e tecidos mais quentinhos, as blusas de veludo, lã, blusas de gola alta e até mesmo fazer uso de trench coats e casacos quentinhos para aquecer, nos pés as botinhas são super bem vindas e você pode fazer uso de meias calças, que são salva vidas na hora de compor um look evangélico no frio!