Até 10x Sem Juros.
No Cartão é Mais Barato!
Enviamos para Todo o Brasil.
A 1° troca é GRÁTIS*.
Seu carrinho está vazio

Clique aqui e vem conferir as regras agora. Aproveite essa chance!

Como organizar guarda-roupas com pouco espaço? 5 dicas de arrumação!

17/05/2021 MODA
135 visualizações

O lugar onde ficam suas roupas merece ser muito bem cuidado, organizado e facilitar que suas roupas mais usadas sejam encontradas sem perda de tempo. Colocar tudo isso no papel é fácil quando temos um móvel amplo e espaçoso, mas e quando nosso guarda-roupas é pequeno?

É nesse momento que muitas pessoas se perguntam: como organizar guarda-roupas com pouco espaço? Existem diversas formas de organizá-lo, porém somente algumas realmente funcionam no momento da manutenção. Como assim?

É possível organizar um guarda-roupas de diversas maneiras, mas será que todas elas serão possíveis de serem mantidas no dia a dia? Sabe aquele momento que você está com pressa e vai retirar uma roupa de uma gaveta e acaba desarrumando todas as outras? Bem, é disso que estamos falando!

Pensando nisso, a Via Evangélica elaborou um passo a passo completo e eficiente para que você consiga organizar seu guarda-roupas pouco espaçoso de uma maneira otimizada, eficiente e de fácil manutenção!

5 Dicas de arrumação para guarda-roupas com pouco espaço!

Quando precisamos lidar com pouco espaço, parece que tudo fica desorganizado, tumultuado e sem lugar fixo. Contudo, talvez esse não seja um problema que seja dado pelo espaço, mas sim pelo acúmulo de coisas já não usadas há algum tempo.

Por isso, o primeiro passo para organizar qualquer espaço – seja grande ou pequeno – é abrir mão de peças e objetos que já não nos servem mais ou que já não fazem mais parte do nosso dia a dia.

Além disso, aquelas peças de roupas e sapatos que – para nós – parecem ser pouco atraentes e usáveis, para outra pessoa podem ser ótimas vestimentas. Existem aqueles que precisam mais do que nós, e você pode fazer uma doação unindo o útil ao agradável, já que estará liberando espaço e ajudando aqueles que mais precisam!

Agora que você está preparada para colocar a mão na massa e já adotou a ideia de abrir espaço par ao novo, deixando para trás aquelas peças que não agregam mais, continue a leitura e venha conhecer essas 5 dicas funcionais e eficientes para a organização do seu guarda-roupa:

1 . Limpe o espaço

Antes de colocar as roupas, calçados e demais itens no guarda-roupa novamente, faça uma limpeza atenta! Preste atenção, caso o seu móvel não tenha sido limpado há muito tempo, pode ser que existam fungos, bolor, traças ou até mesmo cupins!

Uma ótima receita para limpeza, sem deteriorar a madeira do seu guarda-roupa, é preparar uma mistura com duas colheres de detergente neutro em dois litros de água. Caso ele possua mofo, você pode incluir duas colheres de sopa de vinagre branco ou água sanitária. Passe a solução por todo o móvel e logo em seguida seque bem com um pano que não esteja úmido!

Assim, ele ficará livre de mofo e limpinho, preparado para receber suas roupas, sapatos e objetos novamente. Ah, uma ótima dica é incluir bolinhas de cedro dentro de gavetas e no meio das suas roupas, pois elas ajudam a absorver a umidade, além de proteger contra traças e cupins.

blog limpeza easy resize com

2 . Organizadores de gaveta

Tendo limpado seu guarda-roupas, agora é o momento de decidir o que será colocado nas gavetas. Elas são ótimas para peças menores e, como você possui pouco espaço, colocar roupas íntimas, cachecóis, meias, luvas e outros objetos pequenos pode ser uma ótima ideia.

Além disso, optar por organizadores de gavetas também ajuda a manter o espaço organizado, pois eles agem separando as peças por categorias. Por exemplo, é possível incluir em uma mesma gaveta calcinhas, sutiãs e meias sem que elas fiquem bagunçadas com o tempo.

Esses organizadores podem ser encontrados em diversas lojas, como as de departamentos – que trabalham com artigos para decoração e organização. Contudo, improvisar seus próprios organizadores com caixas de papelão e criatividade!

blog organizador easy resize com

3 . Roupas dobradas estrategicamente

Parece bobeira, não é mesmo? Mas sim, existem maneiras estratégicas de dobrar suas roupas sem que elas tomem muito espaço ou acabam desorganizando as outras quando são retiradas do guarda-roupas.

O ideal nesse caso é fazer com que elas fiquem compactas e o mais interessante é que há inúmeras maneiras de fazer isso. Seja por meio de rolinhos, quadrados pequenos e muitas outras maneiras “a la Marie Kondo”. O importante é que elas funcionem para você e seu dia a dia, de maneira que você veja facilidade em manter o espaço – que já é pequeno – organizado.

blog roupa dobrada easy resize com

4 . Cabides são essenciais

Conhecido de todos e há muito tempo já usado para organização de roupas, os cabides são essenciais para manter nosso guarda-roupas contendo tudo no seu devido lugar! Eles acabam se tornando ainda mais eficientes quando o móvel é pequeno, pois com as roupas penduradas, acabam eliminando espaços de prateleiras e gavetas.

Os cabides anatômicos com ombreiras são destinados para casacos, jaquetas e blazers, pois dão sustentação a essas peças normalmente são muito pesadas. Já o cabide com presilhas é ideal para saias e blusas, pois possuem ganchinhos ou prendedores que ajudam a pendurar peças mais leves sem deforma-las.

blog cabides easy resize com

5 . Caixotes e cestos são bem-vindos

Agora que você já decidiu o que será guardado nas gavetas e pendurado nos cabides, restam as prateleiras! E é aqui que a bagunça e uma dificuldade de manutenção da organização normalmente acontece.

Alguns modelos de guarda-roupas compactos possuem prateleiras quadradas, ajudando a manter as peças organizadas, contudo a grande maioria possui os modelos tradicionais de prateleiras, ou seja, retangulares.

Nesse caso, investir em caixas ou cestos pode ser uma solução super viável. Esses objetos podem ser encontrados em inúmeros materiais, como madeira, plástico e até mesmo sisal. Contudo, se você estiver com o orçamento apertado, pode optar por caixas de papelão e fazer a troca quando puder investir em exemplares mais duráveis.

blog cesto organizador easy resize com

É bastante coisa, concorda? Mas preparamos um resumo rápido para você seguir, organizar e otimizar o seu guarda-roupas com pouco espaço. Veja abaixo:

  • Antes de qualquer organização a faxina é fundamental, já que essa etapa ajuda a não deixar seu móvel com mofo, bolor e pragas;

  • Coloque as peças menores em gavetas e organizadores que otimizam os espaços;

  • Sapatos e bolsas podem ser mantidos em sacos porosos, como os de TNT, feltro ou algodão, que deixam respirar e evitam o mofo;

  • Lembre-se de manter também algum elemento para a conservação, como as bolinhas de naftalina, colocadas dentro de meias velhas para que o cheiro não passe para as roupas, ou os cubinhos de cânfora, que possuem um aroma agradável;

  • Ao fim da organização, repare se o espaço está harmonioso e se facilita suas escolhas do que vestir na rotina. Se sim, você está no caminho certo.

Bacana, não é mesmo? Agora que você já sabe como organizar seu guarda-roupas com pouco espaço, basta colocar a mão na massa! Use sua criatividade!

Mas não se esqueça, abrir mão de certas peças ajuda você e outras pessoas, por isso selecione logo de cara aquelas roupas e calçados que não são mais interessantes e já deixaram há algum tempo de fazer parte do seu estilo!

Gostando do nosso conteúdo? Por aqui nós sempre estamos trazendo diversos posts sobre moda, estilo de vida e decoração! Aproveite que você está no pique da organização e conheça nossas dicas para manter sua casa mais aconchegante e com a sua cara!

Autor do Post
Jaqueline Marques Souza
Imagem do autor Jaqueline Marques Souza
Redator da Via Evangélica
Siga nas redes sociais
Cadastre-se e receba novidades do blog
Buscar Post

Via Evangélica e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.