Como combinar cores: Aprenda a usar o círculo cromático a seu favor!
As cores podem mudar o seu look, mas será que você sabe usá-las ao seu favor? Para criar um visual colorido, feliz e elegante é necessário saber como combinar cores.
Um look sem combinação pode perder toda a elegância e deixar o visual confuso demais.
Para evitar esses acidentes fashions é importante saber quais tons combinam um com os outros. Uma das melhores formas de fazer isso é decifrando o círculo cromático.
Com essa ferramenta é possível entender as cores que se complementam, as maneiras de combinar tons e como criar uma imagem agradável.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como combinar cores utilizando o círculo cromático, mas fique tranquila, ele não é tão complicado quanto parece.
Com as informações corretas os seus looks vão ficar super lindos e sofisticados.
Para aprender mais sobre o assunto, basta continuar a leitura, o nosso artigo traz todas as informações relevantes sobre o círculo cromático.
E lembre-se de manter a criatividade na hora de montar os looks. Aproveite!
O que é o círculo cromático?
Então, vamos lá! Para início de conversa é necessário entender o que é o círculo cromático, a ideia deste conceito foi descoberta por Isaac Newton, entre 1665 e 1666.
Em uma de suas experiências, o físico observou que a luz do sol que passava através de um prisma se decompunha em uma série de cores.
Desde então o círculo cromático é usado em diversas áreas, na arte, por exemplo, os pintores usam este conceito para conseguir misturar cores e criar novos tons. Atualmente, esse assunto está muito em alta por conta da moda.
O círculo cromático, como o próprio nome já diz, é um círculo em formato de pizza dividido em 12 “fatias”.
Cada fatia representa uma cor, no total são três cores primárias, três secundárias e seis terciárias. A ferramenta tem como objetivo facilitar a combinação de cores e criar harmonia entre elas.
Com a ajuda do círculo cromático é possível perceber quais tons combinam, mesmo sendo cores vibrantes.
Isso acontece porque o círculo consegue separar as cores em classe e agrupá-las para que seja mais fácil visualizar os tons que são harmônicos.
Nos próximos blocos vamos entender melhor como esse processo funciona e então você vai descobrir como combinar cores. Acompanhe a leitura e aproveite!
Qual é a importância do círculo cromático para a composição dos looks?
As cores podem trazer mais vida para o seu look, elas deixam as peças com um ar mais alegre, porém, os tons precisam estar em harmonia uns com os outros e também com a sua pele.
Com o círculo cromático é possível entender quais cores podem ser combinadas e se elas vão realçar a sua beleza, é por isso que hoje em dia essa ferramenta é muito utilizada na moda.
Os grandes nomes da moda sempre utilizaram o círculo cromático para criar coleções em paletas de cores complementares com peças que podem ser combinadas. Pois, é normal ter dúvidas sobre como harmonizar as cores.
Por isso, podemos definir que o círculo cromático é uma ferramenta muito útil na moda, além disso, pode ajudar você a conhecer cores que valorizam o seu tom de pele.
Inclusive, a técnica de coloração pessoal, que está super em alta no momento, também usa esse conceito para definir a sua paleta de cores.
No próximo parágrafo, vamos mostrar como as combinações são feitas no círculo cromático e como você pode adaptá-las para o seu look. Confira!
Combinação de cores análogas
A combinação de cores análogas, conhecida como harmonia análoga, acontece quando as cores vizinhas se unem.
Ou seja, você pode escolher sair com uma blusa laranja e uma saia vermelha, ambos tons, estão lado a lado no círculo cromático, elas são análogas.
Com esse tipo de combinação é possível montar looks elegantes e com subtons, pode escolher um vermelho mais claro com um laranja vivo, por exemplo.
Combinação de cores complementares
A combinação de cores complementares também pode ser chamada de harmonia complementar. Esse fenômeno acontece quando se misturam cores que são opostas no círculo cromático, mas que se complementam.
Dessa forma, a combinação é baseada no contraste. Por exemplo, ao vestir uma blusa azul com uma calça laranja de alfaiataria você está montando um look com cores complementares.
O azul e o laranja são tons fortes, mas que combinam, pois se complementam. Por isso, um look com essas cores será elegante e alegre.
Harmonia tríade
A harmonia tríade pode ser observada se desenhamos um triângulo em cima do círculo cromático.
Dessa forma, os tons terão a mesma distância entre si, eles costumam ser mais delicados do que os tons complementares.
Um bom exemplo é um look com roxo, verde e laranja, esses tons fazem parte da combinação em tríade e podem formar um visual incrível.
Harmonia monocromática
Por último e não menos importante temos a harmonia monocromática, que faz parte das quatro possibilidades de harmonia de cor dentro do círculo cromático.
Os looks monocromáticos já são super conhecidos e fazem o maior sucesso, inclusive nas passarelas internacionais. É uma ótima opção para quem quer deixar o visual um bom mais alegre sem perder a sofisticação.
Além disso, você consegue aproveitar uma cor com suas diferentes tonalidades. A dica é investir em tons que realçam a sua beleza e também em peças com texturas sofisticadas, assim o look não fica sem graça.
Os tons de verde estão sempre em alta e atualmente os tons terrosos também seguem ganhando seu espaço. Escolha uma opção que deixe você confiante e linda!
Conclusão
Agora sim você já pode dizer que sabe como combinar cores, afinal, com o círculo cromático e com as informações, tudo fica muito mais fácil.
Lembre-se das nossas dicas, e claro, não deixe de contar com a Via Evangélica, temos roupas elegantes e perfeitas para todos os momentos.