Tecido que parece veludo: veja tudo sobre a camurça!
O Brasil é um país tropical, mas sabemos que o inverno, quando chega, vem com tudo, principalmente nas regiões sul, não é mesmo? Nessas ocasiões, ficar quentinha e protegida é muito importante.
Para isso, nós investimos pesado em tecidos poderosos, como a camurça e o suede que imita bem o veludo, para essa estação.
E você? Sabe como diferenciar esses materiais tão queridinhos para o inverno? Como escolher entre eles? Continue lendo nosso post e entenda mais sobre o assunto!
Tecidos que parecem veludo: conheça as diferenças!
O que eles têm em comum a gente já sabe e adora: um toque aveludado, uma aparência felpuda e delicada. Além disso, todos são usados para compor roupas e calçados, são quentinhos e confortáveis.
Com isso, claro, chegamos ao ponto principal da nossa questão: como diferenciá-los? Veja só:
Veludo: veja como identificar!
O veludo é um tipo de tecido, natural ou sintético, com seu lado avesso liso e o lado externo coberto de pelos cerrados e curtos. Esse tipo de material surgiu na Índia e começou a ser comercializado em meados do século 14.
Na época, fibras de seda trabalhada em teares manuais davam origem ao tecido, nos dias atuais, usa-se algodão, acetato, restos de lã, misturas de fibras e raiom para sua produção. Essa substituição de materiais, inclusive, baixou bastante o seu custo. O veludo tem uma trama estreita, o que produz uma textura de toque macio.
Saias e casacos de veludo são uma tendência atemporal. Eles expressam elegância e deixam tudo muito mais delicado e nobre!
Camurça: saiba como substituí-lo!
A camurça é o produto confeccionado da pele curtida do camurça (animal), mas o termo generalizou-se a qualquer pele de animal curtida. É um tipo de couro felpudo feito com a camada interior da pele de animais como camurças, cabras, vacas, porcos, bezerros, cervídeos e principalmente cordeiros.
Por se utilizar apenas a camada interior da pele, o produto é menos durável mas mais suave que o couro comum. A suavidade, leveza e flexibilidade do material tornam satisfatório seu uso no vestuário e outras aplicações que requerem materiais delgados, como luvas.
A camurça também é muito usada em tapeçaria, calçados, bolsas, e como forro para produtos de couro. No entanto, por ter origem animal e não ser uma opção ecológica, ela costuma ser substituída por alternativas como o suede ou o próprio veludo.
Suede: o tecido para decoração!
O suede, normalmente utilizado em decoração, é um tecido sintético de poliéster, com acabamento similar a camurça. Ele também é muito querido por nós, mesmo não estando tão presente em roupas.
O material é uma excelente opção de revestimento para móveis e acessórios como sofás, poltronas e almofadas devido às suas características funcionais, como durabilidade, resistência à manchas e danos causados pela umidade e alto apelo estético.
Tecidos para o inverno! Saiba como aproveitá-los!
O veludo com certeza é o tecido dos nossos invernos. Com seu toque suave, ele traz um ar de sofisticação ao visual. O material sempre foi um clássico e retorna neste ano com um ar mais decorativo e luxuoso.
Ele vem não só em looks de festa, mas também no dia a dia de quem curte moda e gosta de misturar o estilo retrô e peças contemporâneas. Com grande influência dos anos 70, o veludo será muito usado em saias, blusas, vestidos, tênis, cabides, peças de alfaiataria e até em chokers, o acessório mais querido do momento.
Já a camurça ensaia para entrar em cena desde o verão, mas é no inverno que ela promete virar hit. O tecido será usado em calçados, bolsas e mochilas. E com seu aspecto macio, ele está pronto para deixar o visual ainda mais glamouroso.
A camurça é, também, inspirada nos anos 70 e está muito presente no estilo boho chic. Igualmente ao veludo, transforma o look sem parecer antiquado se usado na medida certa. Mas ela não se restringe apenas aos calçados, já que promete ser sucesso nas roupas, vestidos, saias, blusas, coletes e jaquetas, trazendo opções esportivas bem variadas!
Apesar de aparecer mais no marrom e caramelo, o tecido colorido também é uma possibilidade. Com uma pegada mais casual, pode ser usado no look total ou combinado com jeans, couro e seda. Dá super certo! Assim como o veludo, a camurça aparece em colar chokers e outras bijuterias.
O suede vem migrando da sala para o closet ultimamente, e tem ganhado cada vez mais espaço! Para este inverno o tecido continua em alta e é o queridinho das it girls, ele imita a camurça e aparece em looks moderninhos.
Com sua versatilidade, destaca-se em todo tipo de peça, saias, blusas, calças, vestidos, coletes! O suede pode ser colorido, mas os tons terrosos predominam, e vamos combinar que são a cara do inverno, não é mesmo?
Nós amamos essas tendências! E você, gostou dessas opções? Continue acompanhando nosso blog para ficar sempre de olho nas novidades do mundo da moda. Aqui na Via Evangélica te deixamos a par de tudo! Nos vemos no próximo post!