Vestidos brancos: onde e como usar essa peça super versátil
Você está achando que o vestido branco é só para as noivas e para comemorar o ano novo? Não é nada disso! Lindo, atemporal e super versátil, ele possibilita diversos looks para inúmeras ocasiões.
E mais, além de combinar com todos os corpos e cores, é perfeito para a primavera/verão, por ser uma tonalidade leve e refrescante, que combina com muitas outras cores.
E, vamos combinar, tons claros são as melhores opções para aguentar as temperaturas altas do verão! Por isso, o branco nunca sai de moda e não há nenhum mistério sobre como usá-lo. Confira nossas dicas!
Onde usar vestido branco? Tem regras?
Por muito tempo, os vestidos brancos foram descartados do guarda-roupa ou guardados lá no fundo e tirados só no fim do ano. Mas, quando falamos sobre ele, existe apenas uma regra: não há regras!
O vestido curto branco é excluído por várias mulheres por ficar muito próximo ao tom de pele e por ser visto como “cor da noiva”. Com isso, acaba ficando de fora de qualquer evento.
Com os lngos, por muito tempo foi mantido um tabu, que o considerava peça exclusiva de festas elegantes e chiques, excluindo-o totalmente da nossa rotina e dos eventos simples.
Que tal deixar esse preconceito de lado e tirar o vestido branco do armário? Trouxemos dicas super legais para te ajudar a usá-lo. Veja só!
1. Vestido branco no dia a dia
É isso mesmo! No cotidiano, no trabalho, passeios… Você pode sim montar looks lindos e despojados (e nada simples!) com a peça.
Em dias ensolarados, o branco quebra um galho com o calor. Para mulheres mais descontraídas e esportivas, os vestidos aparecem mais larguinhos e soltos, compondo um visual confortável para o dia a dia.
Já para as mulheres mais tradicionais e até empresárias, é possível acrescentar um cinto aos modelinhos soltos para delinear a silhueta, ou até apostar em uma opção que fique mais rentes ao corpo, com um tecido leve.
Seja qual for a sua escolha, para um look casual com o vestido branco - longo ou curto - a dica é abusar de tênis, sandálias baixas e até chinelos, dependendo do compromisso. Para um estilo mais urbano, coloque uma jaqueta jeans ou couro por cima e garanta um look super moderno!
Vestidos tubinho, ombro a ombro, envelope, com babados, com tecido de linho, tricô, malha, enfim. São tantas versões casuais que não caberiam em um único post! E os vestidos longos estampados com fundo branco? Ah! Esses são perfeitos para o dia a dia da mulher brasileira, pois possuem ar de tropicalidade, um comprimento elegante e são bem femininos.
Outra ponto positivo do branco, é que qualquer detalhe que você incrementar irá harmonizar! Dá para usar uma variedade de acessórios para compor o visual e deixá-lo menos basiquinho. Com boas escolhas, a produção fica completa e nada carregada.
Para mulheres mais sofisticadas, o vestido longo branco com acessórios elegantes está liberado. Combine uma carteira ou clutch, semi joias clássicas e um saltinho baixo para finalizar.
2. Vestido branco em festas
É claro que para casamentos o vestido branco deve estar fora das suas opções, mas não existem somente festas de casamento nesse mundo, não é verdade?
Formaturas, ceias, aniversários mais formais e jantares, por exemplo, são ótimas oportunidades para usar a peça.
Com um vestido tubinho branco curto, ou um longo esvoaçante, você consegue montar um look cheio classe.
Para eventos durante o dia, prefira tecidos mais leves e fluídos e fique de olho na transparência. Se o vestido for muito claro, invista em uma anágua para manter a decência e elegância do look. Para a situação, cabe também aquele vestido estampado com fundo branco, principalmente em festas no campo.
Invista em acessórios menores e maquiagem leve. Se o ambiente for externo, vá de sandálias confortáveis e com salto grosso para evitar ficar presa na terra.
Para a noite, brilhos e pedrarias estão liberados. Se usar algo mais básico, de cor neutra, guarde o glamour para os acessórios e para o salto, que pode ter uma cor vibrante para contrastar com o branco.
3. Vestido branco na praia
O vestido branco é a cara da praia! Para um passeio matinal ou noturno, em um dia de calor escaldante, ele te deixará arrumada e preparada!
É uma ótima ideia para substituir com muita classe a saída de praia comum. Aposte em modelos de tricô, estilo envelope ou até renda guipir.
Dica: dê preferência para os tecidos leves, que secam rápido. Assim, você pode até fazer uma caminhada na beira do mar sem medo de ser feliz.
Como usar vestido branco?
A única regra é não usar o vestido branco com sapato branco, a não ser que você seja noiva ou enfermeira.
Separamos algumas dicas para você, confira:
- Modelos e tecidos: nessa peça vale decote ombro a ombro, envelope, assimétrico, sereia, babados, rendas, botões, soltos, ajustados na cintura, tecidos leves ou grossos, sociais ou não, enfim. E o branco não tem só um tom não! O off white, champanhe, seda, tons frios ou quentes… São inúmeras opções!
A ideia é combinar materiais e modelos de acordo com a ocasião. Tecidos mais leves e esvoaçantes combinam com praia, campo, café da tarde e até piquenique. Já em um escritório, a melhor opção é o vestido de crepe, que dá um ar profissional ao look.
- Branco + cores: se quiser acrescentar cor ao look, há diversas opções legais. Mesmo com a dupla clássica e comum P&B, o visual com vestido branco combina com diversas outras tonalidades!
O vermelho é outra cor que dá um toque a mais no visual com o branco. E você pode até investir em colorido, juntar uma bolsa e um sapato com tons que combinam entre si.
- Sapatos: o modelo de vestido branco combina com todo tipo de sapato, o único ponto que você deve se atentar é com o ambiente da ocasião. Salto, tênis, sapatilhas, rasteiras e até chinelo podem fazer parte do visual.
- Roupas íntimas: o vestido branco pode marcar bastante sua lingerie, por isso, tenha cuidado. Escolha um sutiã e calcinha básica, sem detalhes, rendas e nada de brancos! A melhor opção é a cor da pele, que some no branco da roupa.
Que tal algumas dicas? Dá uma olhada no post que fizemos sobre o que usar embaixo do vestido para não marcar as roupas íntimas.
- Acessórios: o vestido branco, mesmo com seus detalhes, aceita tranquilamente acessórios maiores e vivos. Você pode adicionar a cor que desejar, nos brincos, colares, cintos, esmalte, batom e sapato. Além do vermelho que já falamos, um verde esmeralda, azul e até rosa são boas pedidas.
Sobrepor com outras peças: no casual, cabe sim peças sobrepostas no vestido branco. Como jaquetas, camisetas amarradas e até camisas por baixo para um estilo mais vintage.
O que achou das dicas? Corre tirar o vestido branco do armário para criar diversos looks! Aproveite para ler nossas outras postagens e conferir as opções de vestidos da Via Evangélica!