Quantos tipos de sapatilha tem no seu closet? Se você faz parte do clube das mulheres que amam sapatos confortáveis e versáteis, com certeza conta com diferentes opções, que são sempre presença confirmada nos seus looks!
Esse calçado é um clássico e amado por muitas mulheres. Por isso, criamos esse post que te ajuda a conhecer os principais tipos de sapatilha e dá dicas de como combinar com os looks de diferentes ocasiões. Continue a leitura e descubra com a gente:
7 tipos de sapatilha que toda mulher deveria ter no guarda-roupas
As sapatilhas são um dos calçados mais clássicos da moda feminina e fazem muito sucesso na moda primavera verão. O que muita gente não sabe é sua origem: o calçado deu as caras pela primeira vez na Europa e é “primo” dos calçados utilizados nas touradas espanholas.
O fato das sapatilhas serem usadas e amadas até hoje se deve unicamente à sua facilidade de combinar com os looks do dia a dia, o conforto que oferecem com os pés e, principalmente, seus visuais que são reinventados constantemente.
Abaixo, listamos os principais visuais:
1. Sapatilha clássica / Estilo Cedrillon
A sapatilha como nós conhecemos hoje tem sua origem no modelo Repetto Cedrillon, que foi criado por uma estilista francesa na década de 1960. Esse é aquele tipo de sapatilha clássica que toda mulher já usou: com calcanhar, laterais e bico do pé fechados, deixando apenas o peito do pé exposto.
O visual clássico é mais básico e modesto, normalmente com cores neutras e detalhes bem femininos, como pequenos laços no bico do sapato. Por ser tão discreta, essa opção harmoniza com vários looks diferentes.
2. Sapatilha de bico fino
Semelhante aos scarpins, a sapatilha de bico fino carrega ares de sofisticação e elegância. Por esse motivo, é a escolha perfeita para usar no dia a dia do trabalho ou em uma reunião importante. Essas sapatilhas não deixam o conforto de lado, ao mesmo tempo que trazem esse visual mais apropriado ao ambiente corporativo.
Combinam muito bem com blazers, camisas sociais e visual tailleur.
3. Sapatilha peep toe
Os sapatos peep toe são aqueles em que há uma pequena abertura no bico, deixando que a pontinha dos dedos do pé apareçam. O nome em inglês pode até mesmo ser traduzido para algo como uma “espiadinha aos dedos do pé”.
Esse visual faz sucesso na forma de tamancos peep toe, mas se adapta muito bem ao visual das sapatilhas também! Nesses modelos, um misto de formalidade e informalidade são trabalhados, fazendo com que essa seja uma opção bem versátil.
Junto das sapatilhas de bico fino, esse é um dos principais tipos de sapatilha para usar no escritório!
4. Sapatilha Mary Jane
A sapatilha estilo Mary Jane é aquela que possui uma tira que atravessa o peito do pé. Os famosos sapatinhos de boneca, sabe?
Seu visual é bastante delicado e meigo, por isso muitas vezes é relacionado com as crianças ou bonecas, mas funciona muito bem no look das meninas mais crescidas também! Combinando com saias ou vestidos o visual delicado é encantador!
5. Sapatilha alpargata
As alpargatas são um meio termo entre a sapatilha e o tênis. Nesse calçado, o visual simples e reto da sapatilha é mantido, mas com um formato que cobre um pouco mais do pé e o deixa mais protegido. O conforto é um grande fator desse modelo, que normalmente leva tecidos e materiais mais leves em sua construção.
É um visual muito mais despojado, perfeito para se vestir bem em ocasiões mais descontraídas e informais.
6. Sapatilhas estampadas
Esse não é muito bem um modelo de sapatilha, mas sim um estilo que se repete em vários tipos de sapatilha diferentes e que merece atenção especial na nossa lista também! Algumas mulheres gostam mesmo é de se vestir de maneira cheia de vida, com cores que chamam a atenção.
Nesse caso, as sapatilhas estampadas são ótimas opções. É possível encontrá-las com estampas do estilo animal print – padrões que imitam zebras, onças, tigres, cobras e outros animais – ou com estampas étnicas, geométricas, listradas, florais e muito mais!
7. Sapatilhas metalizadas
Mais um estilo que merece muita atenção em nossa lista de tipos de sapatilha são as opções metalizadas. O visual está super em alta na moda ultimamente e fazendo a cabeça de muitas mulheres. Inclusive, já fizemos um post aqui no blog comentando tudo sobre o visual metalizado e como inseri-lo no dia a dia, que você pode conferir também!
O prateado e o dourado são os tons mais comuns nas sapatilhas metalizadas, mas é possível encontrá-las em outras cores também. Em um look com peças de cores neutras, como o preto e cinza ou o azul e jeans, a sapatilha é o toque final para adicionar modernidade e personalidade ao look. Vale a pena experimentar!
O que combina com sapatilha?
A versatilidade e a praticidade são os fatores que falam mais alto quando o assunto é a sapatilha. Por isso, esse calçado pode ser usado e combinado muito bem com:
O que vestir vai depender muito do estilo de look que você está almejando. Por exemplo, se quiser se vestir para uma situação mais descontraída e informal, a combinação de T-shirt, saia e sapatilha é perfeita.
Se procura um visual mais formal e apropriado para o trabalho, o look com calça alfaiataria feminina, camisa social e sapatilha de estilo neutro é uma opção de bom gosto e totalmente apropriada para esse ambiente!
O importante é sempre se vestir com conforto e de maneira que te deixe satisfeita com o look que irá ostentar.
Como escolher os tipos de sapatilha certos para você
Antes de encher o guarda-roupas com todos os tipos de sapatilha que listamos acima, veja as nossas dicas que te ajudarão a escolher os modelos certos para você:
- Para os pés mais “gordinhos”: o ideal é escolher os modelos que possuem laterais fechadas e que cobrem uma parte mais significativa do peito do pé.
- Para mulheres mais altas: como normalmente o pé das pessoas altas é maior, a dica é escolher modelos que são fechados na ponta e nas laterais para não criar a impressão de pés muito largos. Você pode combinar peças mais longas, que chegam perto do tornozelo, com sapatilhas de tons mais escuros e o resultado será encantador!
- Para as mais baixas: o conselho é encontrar os tipos de sapatilha que têm o poder de alongar a silhueta. São elas: as peep toes, as de bico fino e as que possuem laterais mais abertas. As mais clarinhas, como o nude próximo do tom de pele, também podem ser suas novas melhores amigas!
- Para situações formais: prefira as de tom mais neutro e contido como o preto, branco, cinza, nude, azul marinho e o vinho. As que são feitas em couro ou material parecido combinam muito bem com essas ocasiões.
- Para situações informais: as sapatilhas de formato mais alegre e chamativo, como as estampadas ou as de cores vivas, são mais bem-vindas. Escolha a que te deixa mais feliz e confortável e arrase!
Perfeito? Com essas dicas você já pode partir para as compras, criar combinações com as peças que você tem no guarda-roupas e arrasar nos looks versáteis e confortáveis. Mas e então, escolheu o seu tipo de sapatilha favorito? Esperamos que sim!
Se quiser conferir mais dicas como essas, estamos toda semana publicando conteúdo novo, cheio de tendências aqui no blog da Via Evangélica. Que tal conferir o post que ensina como dominar o estilo casual feminino? Lá estão outras dicas bem legais, que você pode combinar com as sapatilhas e se vestir bem em diferentes ocasiões!
Nos vemos lá!