Estilo folk, vintage, comfy, street, glam... todos os estilos mencionados são belos e, claro, cada um com sua particularidade. O que nós queremos te contar é que nós, evangélicas, podemos unir a modéstia cristã com todos eles. O conteúdo que preparamos para vocês é a harmonia entre o estilo folk com evangélico. Ao longo do texto você perceberá que já tem visuais com essa pegada e nem sabe! Continue lendo para conhecer.
O que é estilo folk?
O estilo folk é marcado pela rusticidade, tem muita semelhança com o boho, entende? O style ganhou o mundo da moda durante os anos 60 e 70. É aí que está o detalhe. Essa época é marcada pelo surgimento de diferentes culturas. Durante os anos 60 começaram a surgir a roupas jeans unissex e, ao passar dos anos, começou o movimento alternativo. O folk é a mistura de culturas.
A harmonia estabelecida entre as culturas é belíssima. A tendência é construída com a essência de cada cultura. Ah, tem muita gente que confunde o estilo folk com o boho – e está tudo bem! Eles são muito parecidos e contam com elementos similares, porém alguns detalhezinhos os diferem. Entenda a seguir.
Qual a diferença entre estilo boho e folk?
O estilo boho tem suas origens na Europa, enquanto o folk é particularmente norte-americano. Essa é a primeira diferença. Mas em questões que envolvem os looks, temos a delicadeza como principal fator. O boho é marcado pela fluidez das peças longas, tons terrosos e muita delicadeza.
Já o folk é mais intenso. O visual tem uma pegada mais firme – continua com os tons terrosos – porém as linhas retas são marcantes. Isso fica evidente com o uso de tecidos mais encorpados. A melhor parte de tudo isso é que ambos possuem muita elegância. Diferenças esclarecidas, agora, vamos entender os elementos que tornam o estilo em questão tão marcante.
Quais as características do estilo folk? Entenda como investir
O estilo folk tem a pegada rústica, mas você sabe como incrementar isso nos looks evangélicos? Afinal de contas, a nossa mente sempre lembra daquela pessoa country sertaneja – de calça jeans, cinto de fivela, camisa xadrez e chapéu. Já te adiantamos que essa concepção é equivocada.
Aqui esta o apanhado de todas as características que já mencionamos anteriormente e, claro, com alguns detalhezinhos a mais. Vamos entender melhor os 5 elementos que tornam o estilo tão icônico.
1. Use peças com caimento reto ou trapézio
Como dito anteriormente, o folk tem um estilo marcado pela linhas retas. Isso vai totalmente de encontro com a modelagem das peças. Seja vestido, blusa, saia ou coletes, todos eles contam com essa marcação no visual. E, na moda, as linhas retas comunicam estabilidade e firmeza. É semelhante ao que acontece com as peças alfaiataria, sabe?!
As linhas retas são ainda mais evidenciadas com as franjas. Seja como barrado de vestido ou saia, detalhes nos bolsos das peças, como adereços de botas ou, até mesmo, nas bolsas. O importante é ter franjas presentes em alguma parte do visual. Invista em moda evangélica com franjas.
2. Aposte em tecidos rústicos e naturais
Aqui está a essência do tópico anterior, afinal de contas, para criar peças com o caimento que mencionamos é interessante usar tecidos encorpados. As possibilidade de tecidos com essa caraterísticas são imensas, porém existe outro pré-requisito para eles.
Lembra que é preciso manter a rusticidade do visual? Então, é importante usar apenas tecidos que tenham esse aspecto artesanal, como as seguintes opções:
- Camurça;
- Couro;
- Tricô;
- Linho;
- Algodão;
- Seda;
- Lã.
Invista nessas opções que é sucesso!
3. Invista em estampas: florais, étnicas e arabescas
Nada de minimalismo, aqui o importante é ter estampa colorida com elementos florais, étnicos e arabescos. Seja o look completo como em um vestido ou apenas na saia, o importante é ter um dos três elementos. Já te adiantamos que as estampas folk tem a incrível habilidade de unir todos eles em um grafismo sensacional!
4. Opte por tons terrosos com detalhes vibrantes
Claro que as padronagens anteriores não possuem cores sóbrias, não é mesmo? Estamos falando sobre um style que preza pelo rústico, então tons terrosos é a base. Mas não pense que eles estão sozinhos – é aqui que entra o segredo. O folk coloca pontos coloridos vibrantes. Não espere nada menos que pequenos detalhes com turquesa, laranja, vermelho e rosa, detalhe, tons fortes e intensos.
A paleta de cores do estilo folk abarca as seguintes cores:
- Marrons;
- Areia ou palha;
- Bordô;
- Caramelo;
- Mostarda;
- Ocre;
- Cobre;
- Coral;
- Rosê queimado;
- Terracota;
- Nudes;
- Turquesa;
- Laranja;
- Vermelho.
Para te inspirar ainda mais, nós trouxemos 6 looks com tons terrosos. Todas as opções são repletas de glamour. Vale a pena conferir!
5. Adorne-se com cintos e tranças
Os adereços ao visual ficam por conta dos cintos de fivelas e tranças. Esta é mais uma semelhança que remetem à estética hippie e boho, por isso que são tão confundidos entre si. E não se acanhe. Invista em cintos com fivelas grandes repletas de entalhes. Lembra que o estilo é imponente? Então, todos os itens que remetem presença são interessantes.
Ah, e o segundo tópico sobre penteados, nós trouxemos um conteúdo com inspirações belíssimas, conheça 4 tipos de trança. Vale a pena conhecer as opções belíssimas que nossas especialistas preparam para vocês. Vamos pentear as madeixas?!
Nos vemos no próximo post!